Business Analytics: Tenha total controle do seu negócio

Compartilhe:

Você sabe o que é Business Analytics?

O termo tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, principalmente entre as empresas que têm planos de acelerar seu crescimento de forma sustentável, escalonando a distribuição de seus produtos e serviços sem criar gargalos.

O Business Analytics ou Análise de Negócio consiste em levantar todas as informações que existem sobre a sua empresa e empregar algoritmos estatísticos que irão cruzar esses dados para identificar problemas e possíveis oportunidades que não estão sendo aproveitadas.

Este não é um processo único. Aqui existem uma infinidade de objetivos e de formas de fazer a análise. A primeira coisa é saber quais respostas estamos buscando.

Vamos dar alguns exemplos.

Modelos de Business Analytics

Para cada objetivo existe uma modelo e ferramenta para fazer a análise, e com o tempo novas formas vão surgindo. Hoje podemos dizer que são 3 os métodos principais. São eles:

Análise Prescritiva: Este método é muito interessante para criar padrão nas ações da sua empresa e desenvolver soluções assertivas.

Aqui o histórico das situações passadas pelo seu negócio são analisadas para desenvolver mecanismos que deverão ser acionados em ocasiões semelhantes no futuro. 

É uma forma de aprender com seus erros e repetir seus acertos.

Análise Descritiva: Este método é indicado para todos os modelos de negócio, e pode ser o primeiro passo para dentro do Business Analytics.

Sua função é analisar o desempenho da sua empresa para te dar uma visão geral do atual estado do seu negócio. 

As informações obtidas nesta análise te darão grande controle de todos os processos que ocorrem dentro da sua empresa.

Análise Preditiva: Se você quer implementar um plano contínuo de crescimento e expandir a abrangência dos seus produtos e serviços então este modelo de análise é uma grande oportunidade.

Este método busca entender as atuais tendências e te entregar probabilidades de eventos futuros, dando tempo para que você construa a sua estratégia.

Estes são só alguns dos tipos de Business Analytics. 

Você pode implementar outros tipos de análise ou até mesmo mesclar esses modelos em busca de informações complementares. 

Não existe limites, quanto maior a quantidade e qualidade dos dados e tempo dedicado a sua análise, mais refinadas serão as respostas obtidas.

Agora que você já entendeu alguns conceitos, como implementá-los na sua empresa?

Conheça agora o Lea Hub

Coworking de Educação, Estúdios e Streaming + Salas + Metodologia